Partiram a minha mala no avião! E agora?

Na última viagem que fiz, partiram a minha mala no avião. Esta situação é muito frequente mas muita gente não sabe o que fazer quando isto acontece. O processo é simples e inicia da mesma foram para todas as companhias. Se já te deparaste com a mesma situação, continua a ler o post para saberes como deves proceder se receberes a tua mala partida ou danificada.

Lê também: Mala perdida – o que fazer?

Quando estava a viajar de Marraquexe, trazia comigo a minha mala de mão. No momento de entrada do avião, foi-me pedido que despachasse a mala porque o avião já estava cheio. Para mim estava tudo bem até que vi a minha mala ser atirada de uma altura bastante significativa. Pensei: bem isto não vai correr bem!!

Cheguei ao Porto e, tal como previsto, vejo que a minha mala estava partida. Viajamos quatro pessoas e três de nós tivemos este azar.

Estávamos cansados da viajem e só queríamos sair do aeroporto para regressar a casa mas contrariamos a falta de vontade e efetuamos uma reclamação. O avião estava cheio e apenas nós os três reclamamos… É impossível as nossas malas terem sido as únicas a ser danificadas. Não sei ao certo qual é o motivo que leva as pessoas a não reclamar mas confesso que me impressiona um pouco. Será a falta de informação, o cansaço da viagem?

Lê também: Essenciais para longas viagens de avião

Como fazer a reclamação?

No aeroporto Francisco Sá Carneiro, tal como em todos os aeroporto, existe um balcão próprio para estas situações. O balcão não pertence a nenhuma companhia mas ao aeroporto. No caso do aeroporto do Porto, existem dois balcões e só temos de ver qual está atribuído à companhia com a qual viajamos. Esta informação está muito clara e é de fácil interpretação.

No balcão, é feita uma reclamação por escrito à companhia aérea, e normalmente, existem documentos próprios para o efeito (Relatório de Irregularidade de Bagagem/Property Irregulatory/PIR). Após o preenchimento do relatório, um funcionário do aeroporto verifica o estado da bagagem e atesta a veracidade da reclamação. Após esta verificação, é-nos entregue um documento com o número do processo e somos informados do que temos que fazer a seguir.

Eu viajei com a Iberia e o passo seguinte foi ligar para a companhia aérea para me informarem se a mala iria ser reparada ou se iria receber uma mala nova. Efetuei a chamada e o desfecho foi receber uma mala nova. Tive de preencher um formulário no site da Iberia e, dois ou três dias depois, a mala já estava em minha casa. Ainda pude escolher a mala que preferia, de entre várias com características similares às da minha.

Apesar de ter sido chato receber a mala partida e perder alguns minutos a efetuar a reclamação (é verdade que não demorou muito tempo), o desfecho foi positivo. Aconselho todos os viajantes a reclamar no aeroporto porque alguém vai confirmar aquilo que reclamam. Podem sempre reclamar depois mas não se esqueçam que as companhias podem alegar que a mala não foi partida no avião!

Se isto vos acontecer, já sabem o que devem fazer! Boas viagens!

2 comentários em “Partiram a minha mala no avião! E agora?

    1. Obrigada pelo feedback Ângela 🙂 Em breve, vai sair um post sobre o que fazer quando não recebemos a nossa bagagem e aquilo a que temos direito! Fica atenda 🙂 Beijinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
%d bloggers like this: