Preparar a mala para viajar nem sempre é tarefa fácil, mas imagina o que é chegar ao destino sem ela! Felizmente, isto nunca nos aconteceu e cruzamos os dedos para que nunca aconteça. Contudo, se algum dia este azar nos bater à porta, sabemos o que fazer para minimizar os danos de uma mala perdida. E tu, sabes o que fazer? Continua a ler o post para ficares a saber tudo!
Lê também: Partiram a minha mala no avião! E agora?

Antes de viajar
Quando estás a preparar a tua mala, podes seguir algumas dicas para te ajudar a recuperar a mala caso a mesma extravie. As dicas abaixo parecem banais mas, por vezes, esquecemo-nos de fazer o básico., por isso, aqui vão:
- Coloca identificação no exterior e no interior da mala. Caso a identificação exterior se estrague, tens sempre a identificação interior;
- Fecha a mala com um cadeado;
- Guarda uma cópia do teu itinerário dentro da mala;
- Tira fotografias à mala e ao conteúdo da mesma para apresentares junto da reclamação;
- Protege os teus bens com sacos de plástico. Por vezes, as malas são deixadas no exterior, à chuva ou em locais muito sujos, estragando o que está no interior;
- Nunca coloques bens de valor na mala de porão.
Lê também: Essenciais para longas viagens de avião

O que fazer se a bagagem se perdeu
Efetuar uma reclamação no aeroporto
Se este azar te acontecer, deves ir, de imediato à secção do aeroporto dedicada à bagagem. Vais preencher um formulário próprio para este efeito, no qual irão ser pedidas várias informações, nomeadamente descrição da mala, informação dos voos e os bilhetes da viagem.
Esta reclamação pode ser feita depois mas as companhias aéreas podem sempre descartar a responsabilidade, alegando que a mala foi perdida, por exemplo, no regresso do aeroporto a casa.

Guardar todas as faturas das despesas
Uma vez que chegaste ao teu destino sem a tua mala, vais ter de fazer compras. É muito importante que guardes todas as faturas e que peças as mesmas com o teu nome completo, bem como com o número de contribuinte. Posteriormente, deves enviar as faturas das despesas para a companhia aérea para seres reembolsado.

Pedir uma indemnização
As companhias aéreas têm até 21 dias, após a reclamação, para devolver a bagagem. Caso não recebes a tua mala dentro deste prazo, tens direito a uma indemnização até 1220,00 €.

Por vezes, as companhias aéreas fazem de tudo para atrasar estes processos e as pessoas acabam por ficar cansadas e desistem das reclamações. Contudo, se isto te acontecer, não desistas da reclamação e de receberes aquilo a que tens direito. Podes sempre recorrer a autoridades que te vão ajudar nestas situações, como a DECO ou a ANAC (Autoridade Nacional da Avição Civil).
Esperamos que tenhas gostado deste post! Caso um dia esta situação acontecer contigo, já sabes o que fazer!
Gostaste deste post? Então adiciona-o no Pinterest!


