O Alto Douro Vinhateiro está classificado como Património da Humanidade pela UNESCO e esta classificação não aconteceu por acaso! As características singulares e paisagens deslumbrantes desta região fazem dela um local a visitar em Portugal. Neste post, sugerimos-te um roteiro de um dia pelo Alto Douro Vinhateiro, iniciando o dia na Régua e percorrendo a estrada até Lamego.
Lê também: Mãos à uva: 5 programas de vindimas em Portugal
Régua
Começa o dia a apreciar as paisagens do pequeno cais da Régua e embarca num típico barco de madeira para desfrutares de um belo passeio pelo rio. Podes adquirir o bilhete no local e tens embarcações a partir de hora em hora. O passeio é muito tranquilo, tem a duração de cerca de 45 minutos e, se tiveres sorte, podes ainda degustar um copo de vinho do Porto.
Terminado o passeio, junto ao cais, encontras o Museu do Douro. Este museu dedica-se à promoção desta região e do vinho do Porto, contando com uma exposição permanente e várias exposições temporárias.
Antes de partires, adoça o teu dia com os típicos rebuçados da Régua. Podes comprá-los em qualquer loja de comércio local ou mesmo na rua.
Por fim, aprecia a ponte metálica da Régua que liga a Régua a Lamego. Atualmente, nesta ponte só podem passar pessoas a pé e de bicicleta. Os carros passam numa ponte que passa mesmo ao lado desta.
Esta região é brindada com paisagens de encantar e, por isso, o percurso até Lamego convida a várias paragens na berma da estrada para contemplar o cenário ou mesmo para tirar fotografias.
Lê também: Road trips em Portugal: as estradas a percorrer
Lamego
Lamego é uma cidade surpreendente e com vários locais para visitar. Sem dúvida que o ex-libris da cidade é o Santuário da Nossa Senhora dos Remédios. Com uma escadaria imponente, rodeado de uma vegetação incrível e com uma vista arrebatadora sobre a região do Douro, este é um local de paragem obrigatória para quem visita a cidade. Na área que o rodeia, existem vários locais com mesas nos quais podes fazer um piquenique ou apenas descansar.
Descendo para o centro da cidade, passear pelo centro histórico é muito agradável. Aproveita para fazer uma visita à Sé Catedral.
Outro local de paragem obrigatória, é o Castelo de Lamego e a Cisterna. Faz uma visita ao passado onde múltiplas memórias são projetadas nas pedras destas edifícios. Situado num ponto alto, vais poder apreciar uma vista incrível.
Na tua próxima escapadinha, descobre o vale do Douro, também conhecido como vale encantado!
Gostaste deste post? Então, adiciona-o no Pinterest!