O jornal The Telegraph fez uma lista dos 10 países mais perigosos do mundo para visitar. Guerras civis, conflitos religiosos ou divergências políticas, a verdade é que por todo o mundo há países que não são seguros para os turistas. Descobre na lista abaixo os países para os quais não é seguro viajares.
Afeganistão
Segundo o The Telegraph, «os hotéis e as casas de hóspedes usados por turistas são alvos constantes de ameaças». Se ainda assim quiseres arriscar e visitar o país, certifica-te que estás em segurança e altera regularmente as tuas medidas preventivas. Afinal, o Afeganistão tem locais lindos, como o Minarete de Jam, do século XII, e o Vale de Panjshir.
Burquina Faso
Constantemente acontecem ataques terroristas em Burquina Faso. Em 2018, ocorreram pelo menos dois atentados em locais com forte segurança e prevê-se mais. Os viajantes devem ter cuidado todo o ano mas sobretudo nos feriados religiosos, segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros. As ruínas de Loropéni, com mais de mil anos, começam a deixar de receber visitas.
Burundi
Burundi tem passado por uma enorme instabilidade política desde a eleição do presidente Nkrunziza, em agosto de 2015. No território, ocorrem diversos incidentes e homicídios, sendo que se fores visitar este país tens de limitar os teus movimentos ao máximo. Uma pena dado que este país tem tanto para oferecer, como visitar o lago Tanganyika ou ouvir os famosos bateristas de Burundi.
República Centro Africana
Existem tensões militares e políticas em todo o território, bem como relatos de violência, homicídios, roubos e abuso dos direitos humanos. O Parque Nacional de Manovo-Gounda St. Floris é uma local deslumbrante que os turistas estão a perder a oportunidade de visitar.
Chade
A probabilidade de ocorrerem ataques terroristas no país é muito alta. Os locais dos ataques são escolhidos ao acaso e incluem pontos visitados por turistas. O risco de rapto também é elevado. O Planalto Ennedi é deslumbrante e é uma pena não receber visitas.
Iraque
Ainda decorrem muitos ataques contra forças do Daesh em algumas regiões do Iraque. A situação de segurança no país ainda continua instável e pode deteriorar-se a qualquer momento. Existe o risco de ataques terroristas em qualquer parte do país e o perigo aumenta durante as datas religiosas. A cidade de Samarra é incrível e estaria na maioria das listas dos turistas, se fosse segura de visitar.
Líbia
A segurança local é quase nula e pode não ser suficiente em algumas situações. Existem várias tentativas de atentados na Líbia e os grupos Daesh e a Al Qaeda costumam dirigir ataques e raptar colaboradores de grandes empresas petrolíferas. Com segurança, não deves perder a oportunidade para explorar a antiga cidade romana de Léptis Magna.
Mali
Existe sempre risco de ataques de milícias mas os visitantes têm de estar constantemente atentos a tentativas de rapto. Em pontos turísticos, religiosos ou em locais menos conhecidos, deves seguir sempre os concelhos das autoridades locais e não dar nas vistas.
Mauritânia
Na Mauritânia, existem várias células terroristas que tentam executar ataques, incluindo raptos. Precisas de ter o dobro da atenção em áreas públicas e monitorizar os meios de comunicação locais. Muitos atentados ocorrem em pontos turísticos. Nos dias de hoje, as belas paisagens do deserto de Barren e as incríveis praias do país recebem muito poucos visitantes.
Nicarágua
Desde abril de 2018, que existe um clima de instabilidade política e violências nas ruas das cidades da Nicarágua. Nestes conflitos, já morreram mais de 200 pessoas e na região de Masaya há uma maior intensidade de protestos. Apesar de existirem muitas manifestações pacíficas, a qualquer momento, estas podem tornar-se violentas. O Parque Nacional de Volcán Masaya e a reserva natural Volcán Mombacho são dois pontos turísticos que todos estamos a perder a oportunidade de visitar.
Fora deste ranking dos 10 países mais perigosos do mundo, elaborado pelo The Telegraph, ficaram países como a Nigéria, Coreia do Norte, Somália, Sudão, Síria, Venezuela e Iémen, que também estão a passar por conflitos e divergências políticas.
Gostaste deste post? Então, guarda-o no Pinterest!