Queres visitar Braga mas o mês parece não chegar ao fim e não queres gastar muito dinheiro? Aqui tens uma lista das oito melhores coisas grátis para fazer em Braga.
Visitar museus, passear por jardins, subir escadarias, ver o por do sol no alto de um monte e admirar as vistas num miradouro, são algumas das melhores coisas grátis para fazer em Braga. Encontra a companhia perfeita, sai de casa e explora a cidade sem te preocupares com o dinheiro que vais gastar.
Lê também: Braga: roteiro de um dia
- Como chegar a Braga e quando visitar
- 8 ideias de atividades gratuitas em Braga
- Passear pelo Jardim de Santa Bárbara
- Percorrer a Avenida da Liberdade e a Praça da República de Braga
- Visitar o Arco da Porta Nova
- Visitar o Museu da Imagem
- Subir a escadaria de Bom Jesus do Monte
- Ver o pôr do sol no Sameiro
- Encontrar os galos da igreja de Santa Cruz
- Subir ao miradouro do Sagrado Coração de Jesus
- Desfrutar dos jardins dos Biscainhos
Como chegar a Braga e quando visitar
Braga está localizada no Norte de Portugal, na região do Minho. A cidade é facilmente acessível por vários meios de transporte: carro, comboio e autocarro.
Qualquer altura do ano é boa para visitar a cidade. Sugerimos, no entanto, que procures visitar a cidade num dia sem chuva, para disfrutar ao máximo do teu passeio.
As sugestões que encontras neste post são possíveis de disfrutar durante todo o ano. A estas poderíamos acrescentar algumas experiências que acontecem em alturas específicas do ano e que podem tornar a tua viagem uma experiência diferente, como a Semana Santa de Braga (Páscoa), a Braga Romana (fim de maio), o São João de Braga (24 de junho), a noite branca de Braga (início de setembro), o “Bananeiro” e outras celebrações do Natal na cidade (dezembro).
8 ideias de atividades gratuitas em Braga
Passear pelo Jardim de Santa Bárbara
Localizado no centro da cidade de Braga, o jardim de Santa Bárbara merece a tua visita. É o local ideal para passear, mas também para tirares fotografias cheias de cor graças às suas mais variadas flores sempre bem cuidadas. No fundo do jardim, encontras a Ala Medieval do Paço Episcopal Bracarence, que te vai fazer lembrar outros tempos e tornar o jardim ainda mais especial.
Com a sua organização geométrica, os bancos de granito e os candeeiros de Arte Nova, o jardim é o local ideal para passear, ler um livro, lanchar ou namorar.

Percorrer a Avenida da Liberdade e a Praça da República de Braga
Noutros tempos a Avenida da Liberdade teve um papel importante na cidade pois constituía uma via de acesso às diferentes partes de Braga. Por este motivo, esta avenida é marcada por vários edifícios que marcam décadas, da qual se destaca o Theatro Circo. Percorrer esta avenida é passear pela Braga histórica e antiga.
No topo da Avenida, vais conhecer a Praça da República com um chafariz imponente e com o Café Vianna com as suas famosas arcadas tão fotografadas.

Visitar o Arco da Porta Nova
É uma das edificações mais icónicas da cidade, não só pelo que representa em termos arquitetónicos e urbanísticos, mas também porque é a este arco que Braga deve a expressão que costumamos ouvir quando alguém deixa uma porta aberta: “És de Braga?”.

Visitar o Museu da Imagem
Junto ao largo Porta Nova, o Museu da Imagem está localizado numa das torres da antiga muralha medieval. Desde 1999, este museu coleciona e preserva uma memória visual que mostra a evolução da fotografia e da cidade de Braga. No topo do edifício, encontras um terraço que é mais um local perfeito para desfrutares da vista da cidade.
Subir a escadaria de Bom Jesus do Monte
O funicular mais antigo do mundo, os escadórios intermináveis, as fontes e as estátuas barrocas, envolvidos por um manto de vegetação centenário, fazem do santuário um local procurado pelos bracarenses e por todos os turistas que visitam a cidade.
A expressão “Ver Braga por um canudo” tem a sua origem no miradouro presente no santuário, que tem vistas deslumbrantes não só da cidade como também da região minhota.

Ver o pôr do sol no Sameiro
A poucos quilómetros do Bom Jesus, o santuário do Sameiro transmite uma paz e uma plenitude que se encontra em poucos locais, seja qual for a tua fé.
Com 572 metros de altitude, o monte do Sameiro é o ponto mais alto da cidade. O panorama é deslumbrante, especialmente em horas de pôr do sol. A sua vista permite o vislumbre das Serras do Gerês, da Cabreira, da Penha e da Franqueira. Em dias com maior visibilidade, é possível até ver o mar, desde Leixões à foz do Lima.


Encontrar os galos da igreja de Santa Cruz
A igreja de Santa Cruz tem uma das histórias mais misteriosas de Braga – a lenda do galos casamenteiros. Uma igreja barroca com a fachada trabalhada em alto relevo, que esconde três galos. Reza a lenda que a “moça casadoira” que encontrar os três galos tem casamento certo para breve! Podes pensar que são apenas três galos e por isso vais encontrar facilmente, mas estás enganado. Diz-se por aí que a dificuldade em encontrar os galos simboliza uma prova de vontade que a noiva terá que demonstrar se quiser encontrar o noivo.

Subir ao miradouro do Sagrado Coração de Jesus
Já falamos do Bom Jesus e do Sameiro que têm vistas espetaculares, mas este miradouro merece integrar a lista das melhores coisas grátis para fazer em Braga. O Miradouro do Sagrado Coração de Jesus proporciona uma vista panorâmica de 360º. Vale a pena visitares este miradouro e, assim, conseguires vistas privilegiadas da cidade.
Desfrutar dos jardins dos Biscainhos
Por último, na nossa lista das melhores coisas para fazer em Braga, sugerimos-te que desfrutes dos jardins dos Biscainhos. No centro da cidade, integrados nos Museu dos Biscainhos estão os seus jardins. Cheios de esculturas, fontes do período Barroco e labirintos canteiros de luxo, este jardim vai-te fazer lembrar os filmes de época com reis de peruca.


Gostaste deste post? Adiciona-o no Pinterest!

