As melhores coisas grátis para fazer em Braga

Queres visitar Braga mas o mês parece não chegar ao fim e não queres gastar muito dinheiro? Aqui tens uma lista das oito melhores coisas grátis para fazer em Braga.

Visitar museus, passear por jardins, subir escadarias, ver o por do sol no alto de um monte e admirar as vistas num miradouro, são algumas das melhores coisas grátis para fazer em Braga. Encontra a companhia perfeita, sai de casa e explora a cidade sem te preocupares com o dinheiro que vais gastar.

Lê também: Braga: roteiro de um dia

Passear pelo Jardim de Santa Bárbara

Localizado no centro da cidade de Braga, o jardim de Santa Bárbara merece a tua visita. É o local ideal para passear, mas também para tirares fotografias cheias de cor graças às suas mais variadas flores sempre bem cuidadas. No fundo do jardim, encontras a Ala Medieval do Paço Episcopal Bracarence, que te vai fazer lembrar outros tempos e tornar o jardim ainda mais especial.

Com a sua organização geométrica, os bancos de granito e os candeeiros de Arte Nova, o jardim é o local ideal para passear, ler um livro, lanchar ou namorar.

Jardim de santa barbara coisas gratis para fazer em braga

Percorrer a Avenida da Liberdade e a Praça da República

Noutros tempos a Avenida da Liberdade teve um papel importante na cidade pois constituía uma via de acesso às diferentes partes de Braga. Por este motivo, esta avenida é marcada por vários edifícios que marcam décadas, da qual se destaca o Theatro Circo. Percorrer esta avenida é passear pela Braga histórica e antiga.

No topo da Avenida, vais conhecer a Praça da República com um chafariz imponente e com o Café Vianna com as suas famosas arcadas tão fotografadas.

Visitar o Arco da Porta Nova

É uma das edificações mais icónicas da cidade, não só pelo que representa em termos arquitetónicos e urbanísticos, mas também porque é a este arco que Braga deve a expressão que costumamos ouvir quando alguém deixa uma porta aberta: “És de Braga?”.

Visitar o Museu da Imagem

Junto ao largo Porta Nova, o Museu da Imagem está localizado numa das torres da antiga muralha medieval. Desde 1999, este museu coleciona e preserva uma memória visual que mostra a evolução da fotografia e da cidade de Braga. No topo do edifício, encontras um terraço que é mais um local perfeito para desfrutares da vista da cidade.

Subir a escadaria de Bom Jesus do Monte

O funicular mais antigo do mundo, os escadórios intermináveis, as fontes e as estátuas barrocas, envolvidos por um manto de vegetação centenário, fazem do santuário um local procurado pelos bracarenses e por todos os turistas que visitam a cidade.

A expressão “Ver Braga por um canudo” tem a sua origem no miradouro presente no santuário, que tem vistas deslumbrantes não só da cidade como também da região minhota.

Ver o pôr do sol no Sameiro

A poucos quilómetros do Bom Jesus, o santuário do Sameiro transmite uma paz e uma plenitude que se encontra em poucos locais, seja qual for a tua fé.

Com 572 metros de altitude, o monte do Sameiro é o ponto mais alto da cidade. O panorama é deslumbrante, especialmente em horas de pôr do sol. A sua vista permite o vislumbre das Serras do Gerês, da Cabreira, da Penha e da Franqueira. Em dias com maior visibilidade, é possível até ver o mar, desde Leixões à foz do Lima.

santuario do sameiro coisas grátis para fazer em braga
santuário do sameiro coisas grátis em braga

Encontrar os galos da igreja de Santa Cruz

A igreja de Santa Cruz tem uma das histórias mais misteriosas de Braga – a lenda do galos casamenteiros. Uma igreja barroca com a fachada trabalhada em alto relevo, que esconde três galos. Reza a lenda que a “moça casadoira” que encontrar os três galos tem casamento certo para breve! Podes pensar que são apenas três galos e por isso vais encontrar facilmente, mas estás enganado. Diz-se por aí que a dificuldade em encontrar os galos simboliza uma prova de vontade que a noiva terá que demonstrar se quiser encontrar o noivo.

igreja-de-santa-cruz-coisas-gratis-para-fazer-em-braga

Subir ao miradouro do Sagrado Coração de Jesus

Já falamos do Bom Jesus e do Sameiro que têm vistas espetaculares, mas este miradouro merece integrar a lista das melhores coisas grátis para fazer em Braga. O Miradouro do Sagrado Coração de Jesus proporciona uma vista panorâmica de 360º. Vale a pena visitares este miradouro e, assim, conseguires vistas privilegiadas da cidade.

Desfrutar dos jardins dos Biscainhos

Por último, na nossa lista das melhores coisas para fazer em Braga, sugerimos-te que desfrutes dos jardins dos Biscainhos. No centro da cidade, integrados nos Museu dos Biscainhos estão os seus jardins. Cheios de esculturas, fontes do período Barroco e labirintos canteiros de luxo, este jardim vai-te fazer lembrar os filmes de época com reis de peruca.

jardim dos biscainhos braga
jardim dos biscainhos coisas gratis em braga

Gostaste deste post? Adiciona-o no Pinterest!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
%d bloggers like this: