A 6km da cidade de Barcelos, no alto do Monte da Franqueira, encontras o Santuário de Nossa Senhora da Franqueira. As vistas do santuário parecem não ter fim, sendo possível avistar até doze concelhos: Barcelos, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Esposende, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez, Amares, Vila Verde, Braga, Celorico de Basto e Vila Nova de Famalicão.
Conta a lenda que a Ermida de Nossa Senhora da Franqueira foi mandada construir por Egas Moniz, tutor do rei D. Afonso Henriques. Desde a sua fundação, este local foi alvo de várias transformações.
Lê também: Braga a custo zero: 8 ideias de atividades gratuitas na cidade
Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora da Franqueira
No segundo domingo de agosto, o santuário é pequeno para os crentes que lá chegam em peregrinação desde a cidade de Barcelos. As visitas são constantes durante todo o ano, mas em menor número. Para além dos fiéis, muitas pessoas visitam este espaço para passar um bom bocado em silêncio e tranquilidade, para ler um livro, para ouvir música, para fazer trilhos ou para ver o pôr do sol ao longe no mar. Este é também um local procurado pelos amantes das duas rodas, entre ciclistas e motocilistas.
A paisagem lá do alto
A imensidão da paisagem é incrível. A norte da Ermida da Nossa Senhora da Franqueira, vês a cidade de Barcelos, rodeada pelo vale do Cávado, pela Serra do Soajo, a Senhora da Peneda, Viana do Castelo e Santa Luzia. A poente, podes desfrutar do mar, Apúlia, Ofir e Esposende. A nascente, descobres as Serras do Gerês, da Nossa Senhora do Sameiro e da Lameira. Do lado sudoeste, a vista vai até ao Monte de S. Félix, às praias da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde.
Gostaste deste post? Então, adiciona-o no Pinterest!