“Aqui nasceu Portugal”! É desta forma que somos recebidos na cidade berço e nos lembramos da importância que a cidade teve no nascimento do nosso país. Uma cidade que se rebelou contra Espanha e que viu nascer o primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques.
Visitar Guimarães é mergulhar na história de Portugal! Neste post propomos-te um roteiro de um dia para conheceres os locais mais emblemáticos da cidade.
Lê também: Braga, roteiro de um dia
Como chegar a Guimarães
Guimarães está localizada no distrito de Braga, a uma distância relativamente curta do Porto, sendo uma excelente escolha para um passeio de um dia.
Há várias formas de chegar a Guimarães, consoante a origem. O Porto fica a cerca de 55km de distância de Guimarães, sendo possível viajar para a cidade berço de comboio (cerca de 1h15 de viagem), de autocarro (aproximadamente 1 hora) ou de viatura própria (cerca de 45 minutos pelas autoestradas). De Braga, a opção mais prática é utilizar viatura própria, mas também existem ligações de comboio e autocarro. Caso partas de Lisboa, as mesmas alternativas estão disponíveis.
Outra forma de visitar Guimarães é através de excursões guiadas a partir do Porto. Várias empresas oferecem tours de um dia, que incluem transporte, guia e visitas aos principais pontos turísticos da cidade.
Quanto visitar Guimarães
Na nossa opinião, qualquer altura do ano é uma boa altura para visitar a cidade. No entanto, para aproveitarem ao máximo o que a cidade tem para oferecer, sugerimos que visitem entre a primavera e o outono, idealmente num dia de sol.
Se gostarem de tradições e festividades locais, Guimarães está em festa entre os dias 29 de novembro e 7 de dezembro, com a celebração das Festas Nicolinas, as festas dos estudantes de Guimarães, em honra de São Nicolau. O evento atrai milhares de visitantes todos os anos para dias de muitas atividades e tradições.
Roteiro para visitar Guimarães
1. Paço dos Duques de Bragança
É no topo da cidade que se localiza o Paço dos Duques de Bragança, o castelo e a igreja de São Miguel. Não há melhor local para começares o teu dia. Estacionas o carro no parque gratuito atrás do castelo e visitas toda a cidade a pé.
O Paço dos Duques foi mandado construir no século XV e durante esse mesmo século permaneceu habitado, assistindo-se ao abandono e à degradação nos séculos seguintes. Séculos mais tarde, nos anos de 1937 a 1959, o Paço foi alvo de uma forte reconstrução e foi, nesta altura, que o recheio atual foi comprado.
Atualmente, o Paço funciona como museu, e nele podes ver obras de tapeçaria, mobiliário, cerâmica, pintura, esculturas ou armas. A visita ao museu está estruturada para o visitante ficar com a sensação de estar a visitar uma casa senhorial. Vais ficar a conhecer a Câmara de Dormir, a Sala de Banquetes, o Salão Nobre, entre outras.
2. Castelo de Guimarães
Ainda no monte Latito, junto ao Paço , visitas o castelo de Guimarães. Um edifício de sete torres, construído na época medieval para defender o mosteiro e a população dos ataques dos vikings. Ao longo dos séculos, foi perdendo a sua função inicial e chegou até a ser uma prisão. Nos dias de hoje, é monumento nacional e um dos castelos mais visitados de Portugal.
3. Igreja de São Miguel do Castelo
Depois de visitares o castelo, vais descendo a colina em direção ao centro histórico de Guimarães e vais encontrar a Igreja de São Miguel do Castelo, datada de 1216. A igreja merece uma breve paragem para veres onde foi batizado o primeiro rei de Portugal.
Concluída a visita à igreja, continuas a descer o monte, sempre rodeada pelo espaço verde dos jardins do paço.
4. Ruas da cidade
Uma caminhada de poucos minutos e estás no centro histórico da cidade. É altura de te deixares ir e sentires a energia dos vimaranenses e o espírito que se vive na cidade. Uma cidade que nos remonta à época medieval, mas que transmite modernidade e juventude. Não precisas de mapa pois todas as ruas vão dar ao próximo destino.
5. Largo da Oliveira e Praça de Santiago
E chegaste ao Largo da Oliveira, mesmo no centro da cidade. Um largo com casas típicas do norte, com a Igreja da Nossa Senhora da Oliveira e com muitos restaurantes e cafés. É neste largo que tudo acontece!
Sugerimos que almoces por aqui pois tens muita escolha. Nós almoçamos no restaurante Buxa e super recomendamos. Optamos por Posta à Trás-os-Montes e estava divinal.
Mesmo ao lado do Largo da Oliveira tens a Praça de Santiago, onde a oferta de restaurantes e cafés continua.
6. Muralhas de Guimarães e Museu Alberto Sampaio
Junto ao Largo da Oliveira, vais encontrar as Muralhas de Guimarães e o Museu Alberto Sampaio. Podes explorar as muralhas livremente e ficar com uma perspetiva diferente da cidade.
A visita ao museu é uma viagem a várias obras de arte sacra de várias igrejas de Guimarães e não só. São várias as coleções, desde ourivesaria, pintura ou escultura.
7. Igreja da Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos
Terminada a visita ao museu, vais dar de caras com o jardim do Largo da República do Brasil. Em qualquer altura do ano, este jardim está impecavelmente tratado, terminando com a Igreja da Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos e oferecendo uma vista para a Penha, bem no alto da serra.
8. Largo do Toural
Depois de desfrutares do jardim, vais a outro importante local da cidade de Guimarães, o Largo do Toural. Este largo é a principal praça da cidade, onde existe imenso comércio e onde decorrem, constantemente, exposições ao ar livre sobre os mais variados temas.
O Largo do Toural está ladeado por uma das muralhas mais famosas e importantes de Guimarães, onde se lê “Aqui Nasceu Portugal”.
9. Teleférico
Está na hora de voltares ao local onde estacionaste o carro e partires em direção ao teleférico. Uma viagem que pode ser só de ida ou de ida e volta até à Penha. Idealmente deves andar de teleférico num dia de sol para veres toda a beleza da cidade e da serra que envolve a Penha. Não tivemos essa sorte e o nevoeiro e a chuva fizeram-se sentir, mas não deixamos de desfrutar e ficar com uma perspetiva diferente e de sensação de abismo!
10. Serra da Penha
Também conhecido como Monte Santa Catarina, na Penha a vista estende-se até ao oceano. É um dos pontos mais importantes da cidade e possui um Parque de Campismo, um Centro Equestre, um Campo de Mini-Golfe e um Parque de Merendas. É possível, ainda, desfrutar de passeios em comboio turístico e fazer percursos pedestres.
Um dos locais mais atrativos da serra é o Santuário da Penha, local de peregrinação, rodeado de jardins e labirintos para descobrires.
Gostaste deste post? Então, adiciona-o no Pinterest!