Tomar: o que visitar num roteiro de um dia

Comentários fechados em Tomar: o que visitar num roteiro de um dia

A uma hora e meia de Lisboa e a duas horas do Porto, encontras a cidade de Tomar. Localizada no centro de Portugal, esta cidade é perfeita para uma escapadinha de fim de semana ou para uma paragem entre viagens de norte a sul do país. Foi numa destas viagens, do Algarve até ao norte, que fizemos uma paragem para explorarmos a cidade. Neste post, damos-te a conhecer os locais a visitar em Tomar e arredores.

A cidade dos Templários não é grande e podes visitar a mesma a pé. Estaciona o carro junto à entrada da Mata Nacional dos Sete Montes e parte à aventura, subindo até ao Convento de Cristo. Podes visitar facilmente a cidade seguindo a ordem dos locais abaixo.

Lê também: Mosteiro da Batalha, uma Ode à Independência de Portugal


Gostas do nosso trabalho? Ajuda-nos a continuar! Obrigada! 🩷


Roteiro para visitar Tomar

Convento de Cristo

O Convento de Cristo é o cartão de visita de Tomar e, claro, integra a lista de locais a visitar na cidade. Património Mundial da UNESCO desde 1983, a sua arquitetura incorpora elementos de vários estilos arquitetónicos: Românico, Gótico, Manuelino, Renascentista, Maneirista e Barroco. O ex-libris do convento é a Janela do Capítulo, uma das principais obras do estilo Manuelino. Lembras-te de estudar sobre esta janela na escola?

É inegável a grandiosidade do convento e a espetacularidade dos vários claustros.

Apesar de recomendarmos a visita e considerarmos que este local deve estar incluído no roteiro de Tomar, devemos confessar que a nossa experiência não foi a melhor.

Deixamos a visita ao convento para o final do dia e, quando entramos, ainda faltava algum tempo para fechar e estava dentro do horário de admissão. Contudo, poucos minutos depois e vários minutos antes da hora de encerramento, os funcionários começaram a fechar as portas e a informar que iam fechar. Não conseguimos aproveitar a visita, uma vez que andamos a correr e acabamos por não visitar todas as áreas (tem em atenção que o horário de funcionamento se aplica tanto ao acesso ao interior do edifício, como aos jardins). Por isso, já sabem, para aproveitarem esta experiência a 100%, não deixem a visita para o final do dia.

Outro aspeto negativo é a falta de estacionamento gratuito no local e de qualquer indicação do tempo médio da visita. Caso optes por não estacionar na cidade e escolhas os parques do convento, sugerimos que pagues o estacionamento para uma hora e meia/duas horas.

Convento de Cristo Tomar
Convento de Cristo Tomar
Convento de Cristo Tomar
Convento de Cristo Tomar

Castelo de Tomar

Integrado no Convento de Cristo, encontras o Castelo de Tomar. Na entrada principal do convento, vês logo as muralhas do castelo. Localizado bem no alto da cidade, oferece uma vista privilegiada sobre a região. O castelo está rodeado de jardins onde podes passear ou relaxar numa sombra.

Castelo de Tomar

Mata Nacional dos Sete Montes

Terminada a visita ao castelo, regressa à cidade pela Mata Nacional dos Sete Montes, que conta com 39 hectares e é o principal parque da cidade. Outrora conhecida como a Cerca do Convento, esta mata era usada pela Ordem de Cristo como área de recolhimento e de cultivo.

No meio da vegetação, encontras um templo miniatural, conhecido como “Charolinha” devido à sua forma cilíndrica.

Mata Nacional dos Sete Montes

Convento de São Francisco

À saída da Mata Nacional dos Sete Montes, encontras o Convento de São Francisco, que se destaca pela sua capela maneirista. Atualmente, o convento alberga o Museu dos Fósforos. Este museu reúne uma coleção com mais de 40 mil caixas de fósforos.

Convento de São Francisco Tomar Roteiro

Sinagoga

No caminho para a Praça da República, localiza-se a Sinagoga. Acredita-se que esta seja a mais antiga de Portugal. Lá poderás visitar o Museu Hebraico Abraão Zacuto.

Praça da República

Eis que chegas à Praça da República, localizada no centro de Tomar.

No centro da praça, em jeito de homenagem, encontras a estátua de Gualdim Pais, fundador da cidade. Aqui vais também encontrar a Igreja de São João Batista, a matriz e a Câmara Municipal, antigo edifício dos Paços do Concelho.

A praça completa-se com casas antigas impecavelmente limpas e cuidadas e cheia de detalhes arquitetónicos.

Praça da República Tomar roteiro
Praça da República Tomar roteiro

Corredoura

Segue pela Corredoura, agora denominada de rua Serpa Pinto, a principal rua pedonal de Tomar. Esta rua está cheia de lojas, cafés, restaurantes e estabelecimentos de alojamento local.  

Ao passeares pela calçada vais encontrar a Residencial União, que remonta ao século XIX, o centenário Café Paraíso e a confeitaria Estrelas de Tomar, onde nasceram as Fatias de Tomar, os Queijinhos de Tomar e o Beija-me Depressa.

Corredoura Tomar Roteiro

Rio Nabão e Roda do Parque do Mouchão de Tomar

Chegaste ao local que mais gostamos na cidade: o rio Nabão e o Parque do Mouchão. No parque não faltam elementos como em tantos outros parques. No entanto, este destaca-se pelo seu coreto, pela pérgula romântica e pela Roda do Mouchão. A roda é acarinhada por todos os Tomarenses e são poucos os visitantes que lhe ficam indiferentes. Foi construída em 1906 para regar os campos circundantes ao rio e para transportar água para os moinhos.

Tomar roteiro
Tomar roteiro

Ponte Velha

Junto ao Parque do Mouchão está a Ponte Velha, umas das mais bonitas entradas da cidade. Pensa-se que a origem da ponte é Romana, mas não há certezas. Acredita-se que os Templários, quando chegaram a Tomar, aproveitaram uma estrutura de pedra existente e construíram a ponte para atravessar o rio em segurança.

Ponte Velha Tomar roteiro

Convento de Santa Iria

À saída da ponte, nas margens do rio Nabão, encontras o convento de Santa Iria, que, tal como a ponte, foi construído sobre um edifício muito antigo, ainda anterior ao castelo. Foi aqui que aconteceu o martírio de Santa Iria, degolada por Britaldo, cujo corpo foi atirado ao rio. Segundo a lenda, as águas do Tejo abriram-se para mostrar o caixão e hoje em dia um padrão assinala o ocorrido nesse local.

Levada de Tomar

A levada de Tomar também remonta ao tempo dos Templários e foi criada para fornecer energia aos moinhos e aos lagares nas margens do rio. Atualmente, no local funciona a Central Elétrica da Levada de Tomar. Se tiveres interesse, podes visitá-la e ficar a saber mais sobre a produção de energia elétrica. Se quiseres, podes também passear nas margens da levada em qualquer um dos seus passadiços.

Aqueduto dos Pegões Altos

Terminada a visita ao centro da cidade, sugerimos que termines o dia no Aqueduto dos Pegões Altos. Localizado muito próximo do Convento de Cristo, o aqueduto conta com seis quilómetros de comprimento. No passado era utilizado para levar água para o convento.

Subir ao aqueduto é impróprio para cardíacos, para crianças ou para quem tem medo de alturas. Se não tiveres medo e te sentires capaz, podes admirar a beleza do aqueduto e da área circundante desde os seus trinta metros de altura. Tem sempre cuidado pois não há qualquer base de apoio e o vento costuma ser forte.

Aqueduto dos Pegões Altos Tomar
Fotografia de Alvesgaspar (+ info aqui)


Gostas do nosso trabalho? Ajuda-nos a continuar! Obrigada! 🩷


Gostaste deste post? Então adiciona-o no Pinterest!

Tomar-roteiro-de-um-dia
Tomar-roteiro-de-um-dia