

Na região do Oeste de Portugal, encontras o Mosteiro da Batalha. Formalmente chamado Mosteiro de Santa Maria da Vitória, foi mandado construir pelo rei D. João I em agradecimento pela vitória na Batalha de Aljubarrota. O mosteiro é monumento nacional e integra a Lista do Património da Humanidade da UNESCO desde 1983.
É uma das mais belas obras da arquitetura portuguesa e europeia e a sua construção durou mais de 150 anos! Como resultado, no mosteiro encontras propostas artísticas do Gótico, Manuelino e Renascentismo. O projeto inicial sofreu algumas alterações e foram introduzidos vários acrescentos ao longo do tempo.
A visita ao Mosteiro da Batalha começa pela Igreja, cuja entrada é gratuita. Contudo, há mais para ver e podes adquirir o bilhete (o bilhete normal tem o custo de 6,00 €) e assim tens acesso aos Claustros, aos Panteões Reais, à Capela dos Fundados e às Capelas Imperfeitas.













Localização
O mosteiro localiza-se na vila da Batalha, concelho de Leiria, no centro de Portugal. Dependendo de onde partes, consegues chegar ao monumento por estes acessos:
- A8 Lisboa/Leiria
- A1 Lisboa/Porto – saída Fátima/Batalha
- A19 Leiria / Batalha
- IC2 Lisboa/Porto – saída Batalha
- IC9 Tomar/Nazaré – saída Batalha
- Autocarros interurbanos (Largo 14 de Agosto, junto à Igreja Matriz)
Quando visitar
Qualquer altura do ano é boa para visitar o Mosteiro da Batalha. O monumento está aberto todo o ano, exceto no 1º de janeiro, domingo de Páscoa, 1 de maio e 25 de dezembro.


Vila da Batalha: pontos de interesse
O Mosteiro da Batalha leva muitos a visitar esta vila e coloca-a numa das principais rotas turísticas de Portugal, sobretudo pelo turismo religioso. Muito próximo da Batalhas, encontras Fátima e se andares um pouco mais até ao interior encontras Tomar com o seu convento. Se optares ir até ao litoral, podes conhecer Alcobaça, Óbidos e as praias da Nazaré, São Martinho do Porto e São Pedro de Moel.
Lê também: Um roteiro de cinco dias pelo Oeste de Portugal
Voltando à vila da Batalha, próximo do mosteiro, podes visitar a Igreja Matriz da Exaltação da Santa Cruz, a Capela da Santa da Misericórdia e a Capela da Srª do Caminho. A poucos quilómetros do centro da vila, a Ponte da Boutaca e o Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota (onde tudo começou).

Gostaste deste post? Adiciona-o no Pinterest!

