Se estás a planear uma visita à Serra da Estrela ou a qualquer outro destino de neve, há alguns aspetos que deves ter em conta para que a tua viagem decorra sem problemas e se torne uma viagem inesquecível (apenas por bons motivos!). Continua a ler o nosso post e fica a conhecer 5 dicas a seguir para visitar destinos de neve em segurança.
Lê também: Serra da Estrela: roteiro de 2 e 3 dias
Veste roupa e calçado adequado
Esta dica parece óbvia mas, por vezes, é desconsiderada e há algum descuido na preparação da mala. O ideal é vestires várias camadas de roupa, uma vez que assim é mais fácil tirar algumas peças se assim for necessário, por exemplo, quando vais a algum restaurante. Para além de te vestires em camadas, deves usar roupa própria para a neve. Podes usar calças de ganga ou um bom casaco mas não há roupa melhor e mais quente do que roupa apropriada para a neve.
Não te esqueças também de usar calçado adequado. O uso de botas deve ser privilegiado e estas devem ser quentes, impermeáveis e com uma boa sola que não escorregue na neve.
Usa gorro, cachecol e luvas
Tal como a roupa e o calçado adequados são fundamentais, aconselhamos que uses sempre gorro, cachecol e luvas. As extremidades do corpo são zonas de perda de muito calor e desta forma vais estar melhor protegido. Se começar a nevar e estiveres de gorro, tens a cabeça protegida e não sentes a neve. Podes também usar o cachecol como proteção. As luvas também protegem as tuas mãos quando quiseres tocar e brincar na neve.
Usa protetor solar e óculos de sol
Esta dica pode parecer desajustada uma vez que vais viajar para um local frio. Contudo, o gelo reflete os raios solares e faz com que estes queimem a tua pele ainda mais e, como a temperatura é bastante baixa, acabas por nem te aperceber das queimaduras. Não te esqueças de usar protetor solar e óculos de sol. Estes últimos também acabam por te proteger do vento.
Não conduzas de noite em plena serra
Esta dica é muito importante para não concorreres riscos desnecessários. As serras, sobretudo no inverno, são locais de formação de nevoeiro intenso. A visibilidade é muito reduzida e os acidentes podem acontecer. Por vezes, as estradas estão mal sinalizadas ou não têm qualquer sinalização, o que torna a condução ainda mais difícil. Por isso, evita conduzir pela serra durante a noite!
Protege o carro durante a noite
Por fim, a última dica que temos para ti é que protejas o carro durante a noite. Na impossibilidade de estacionares o carro numa garagem fechada, coloca um pano a proteger, sobretudo, o vidro da frente. Este vidro é o local ideal para acumulação de neve e geada e quando chegar a hora de conduzir de novo vais ter que a retirar. Se colocares o pano, é só retirar o mesmo e podes continuar a tua viagem!
Se achaste as nossas dicas úteis e gostaste deste post, adiciona-o no Pinterest!