Bruges é a capital de Flandres Ocidental, uma pitoresca cidade no noroeste da Bélgica. Localiza-se relativamente perto de Bruxelas e é, por isso, o motivo perfeito para prolongares a tua estadia na capital belga. A cidade é pequena e um dia é suficiente para a conheceres.
A melhor maneira para te deslocares de Bruxelas para Bruges é de comboio e a viagem dura aproximadamente 01h30. Na cidade, podes deslocar-te a pé (a nossa opção) ou, se gostares, alugar uma bicicleta e economizar no tempo de deslocações.
Neste post, damos-te a conhecer o que visitar em Bruges num roteiro de 1 dia.
Lê também: Bruxelas: o que visitar em roteiro de 2 dias
Parque Minnewater
Chegando a Bruges de comboio, nas imediações da estação encontras o Parque Minnewater. A nossa sugestão é que caminhes pelo parque até ao centro histórico da cidade. Este parque é aproveitado pelos locais para praticar desporto, passear em família ou relaxar e desfrutar de uma zona verde e tranquila.
Igrejas de Bruges
Terminado o percurso pelo Parque, segue pelas ruas de Bruges em direção aos próximos pontos do roteiro: as igrejas Onze Lieve Vrouwewerk e Catedral de São Salvador.
Onze Lieve Vrouwewerk
Damos especial destaque à Onze Lieve Vrouwewerk, Igreja da Nossa Senhora, uma igreja com um interior repleto de obras de arte. É nesta igreja que está a escultura de Miguel Ângelo “Madonna e o Menino”, a única obra do artista que saiu de Itália durante a sua vida.
Nesta igreja, também estão esculpidos alguns túmulos impressionantes, como o de Carlos, o bravo, e da sua filha Maria de Borgonha.
Catedral de São Salvador
A catedral de São Salvador é o próximo destino do nosso roteiro de um dia para visitar Bruges. A catedral combina na sua decoração e arquitetura o estilo gótico e neorromântico. É a igreja mais antiga da cidade de Bruges e uma das mais antigas da Bélgica.
Grote Markt
O centro histórico de Bruges é repleto de ruas pitorescas, onde cada detalhe é charmoso e merece ser fotografado, mas o ex-libris da cidade é a Grote Markt, a praça principal da cidade. A praça é muito bonita, rodeada de esplanadas e edifícios coloridos tipicamente flamengos. Como visitámos a cidade em época natalícia, a praça estava iluminada com luzes de Natal, o que ainda acrescentou mais beleza ao cenário. Por outro lado, as estruturas natalícias ocupavam o centro da praça, limitando um pouco a visão da praça como um todo.
Dos edifícios que compõe a Grote Markt, o que mais se destaca é o Belfort, uma torre medieval com 83 metros de altura, que integra a lista dos 56 campanários da Bélgica e França declarados Património da Humanidade. Atualmente, a subida à torre está fechada por questões de segurança.
Burg de Bruges
Mesmo ao lado da Grote Markt, vais encontrar a Burg de Bruges, outra praça da cidade. A praça está rodeada de edifícios históricos, como a Stadhuis, a Câmara Municipal, e a igreja da Basílica do Sangue Sagrado. Nesta igreja, está guardada uma das relíquias mais preciosas da Europa: um frasco de vidro que dizem conter algumas gostas de sangue retiradas do corpo de Jesus Cristo por José de Arimateia.
Passear pelos canais
Já ouviste dizer que Bruges é a Veneza da Bélgica? Esta frase deve-se ao facto da cidade estar repleta de canais, que lhe conferem muita beleza. Em dias de sol, os canais ficam ainda mais bonitos mas o convite a um passeio está sempre presente. Existem várias empresas a prestar este serviço, distribuídas por vários mini portos mas os preços são todos iguais. Nós demos um passeio e adorámos, pelo que recomendámos que não dispenses esta experiência! Ao longo do passeio, o guia vai explicando a história de alguns edifícios de Bruges e contando histórias engraçadas sobre a cidade. O passeio dura aproximadamente 45 minutos e o tempo passa a voar!
Moinhos
Para terminar o dia em Bruges fomos até à zona de Kruispoort, onde está um dos portões das antigas muralhas de Bruges. Nesta zona, localizam-se 2 moinhos muito antigos, o St Janhuismolen e o Koeleweimolen, sendo o primeiro do ano de 1770. Tem em atenção que esta zona fica um pouco afastada dos restantes locais, por isso terás que caminhar um pouco para lá chegar.
Passear pelas ruas
Como já dissemos anteriormente neste post, Bruges está cheio de detalhes que merecem ser apreciados. Ao passear pelas ruas da cidade, aproveita e tira um momento para apreciar todos os pormenores.
Gostaste deste post? Salva-o no Pinterest!