Portugal para quem adora animais: 10 parques a conhecer

De norte a sul do país, existem inúmeras opções para quem adora e quer conhecer melhor os animais e o mundo em que vivem. Portugal tem variados parques que são o fungaga da bicharada! Neste post, selecionamos 10 parques que merecem a tua visita e que são capazes de te proporcionar uma visita incrível!

Lê também: Os 10 melhores parques de diversão da Europa

Zoo da Maia

Com o objetivo de ser um espaço pedagógico e de lazer, o Zoo da Maia foi criado em 1985. Hoje, o Zoo tem mais de 100 espécies provenientes dos cinco continentes.

Os primeiros animais a integrar o Zoo foram cedidos pelo Jardim Zoológico de Lisboa e deles faziam parte dois casais de saguis, três macacos e algumas aves.

A aquisição de um casal de leões bebés, que no decurso do seu crescimento, percorreu milhares de colos de crianças e adultos, levou a que o Parque Zoológico da Maia passasse a ser um dos locais mais visitados a norte de Portugal.

zoo da maia animais em portugal
Fonte

Zoo Santo Inácio

Considerado o maior e mais verde Zoo do norte do país, o Zoo Santo Inácio tem tudo o que é necessário para um dia em pleno na natureza. Conta com 15 hectares, 200 espécies e 600 animais.

Situado apenas a 10 minutos do centro do Porto, em Vila Nova de Gaia, o Zoo Santo Inácio abriu portas com o objetivo de aproximar a comunidade da natureza e da vida selvagem, alertando para a crescente importância da conservação das espécies animais de todo o mundo.

tunel-leoes-zoo-de-santo-inacio-experiencias-com-animais-em-portugal
Fonte

Sea Life Porto

Uma visita ao Sea Life Porto é como um mergulho no oceano! No “Aquário das Famílias” é possível conhecer mais de 3000 criaturas marinhas, desde os majestosos tubarões, os coloridos peixes palhaço, a tartaruga Mariza, entre muitos outros.

No Sea Life Porto é possível descobrir desde as espécies mais curiosas até às mais raras e enigmáticas. Além disso, os visitantes podem aproximar-se das criaturas marinhas como em nenhum outro local e “mergulhar” no único túnel subaquático do país!

sea life porto experiencias com animais
Fonte

Zoo de Lourosa

O Zoo de Lourosa – Parque Ornitológico é o único parque zoológico do país que se dedica exclusivamente a aves. Com uma colecção de 500 animais de 150 espécies diferentes, distribuídos por 80 habitats, é um espaço que apela à educação ambiental, à conservação das espécies e da Biodiversidade. O Zoo dedica-se à recriação, à preservação e ao conhecimento.

Representando os 5 continentes, com uma inestimável preocupação na recriação de cada habitat natural das espécies, quem visita o parque pode usufruir em pleno de uma das mais belas e exuberantes colecções de aves existentes em cativeiro em todo o Mundo.

flamingo zoo da lourosa animais portugal
Fonte

Tapada Nacional de Mafra

O Rei D. João V, de 1689 a 1750, mandou construir um Palácio-Convento na Vila de Mafra em cumprimento da promessa que fez, caso a Rainha lhe desse descendência. A Real Tapada foi criada com o objectivo de proporcionar um adequado envolvimento ao Monumento, de constituir um espaço de recreio do Rei e da sua corte e ainda de fornecer lenha e outros produtos ao Convento.

A Floresta Encantada da Tapada Nacional de Mafra caracteriza-se por uma grande Biodiversidade autóctone, onde se podem observar em liberdade diversas espécies de flora, fauna, geologia e, ainda, macrofungos.

Atualmente, são várias as atividades que podem ser feitas na Tapada de Mafra: Percursos Pedestres, Passeios BTT, Corrida, Passeios de Charrete, bem como Dormir na Floresta, na sua Casa de Campo.

tapada nacional de mafra
Fonte

Jardim Zoológico de Lisboa

Inaugurado em 1884, o Jardim Zoológico de Lisboa foi o primeiro parque com fauna e flora da Península Ibérica. As inúmeras remessas de animais vindos de África e do Brasil contribuíram para que, ao longo dos anos, o Jardim Zoológico tivesse uma das coleções de animais mais vastas e diversificadas do mundo.

O Jardim Zoológico não é uma simples montra de animais mas sim um local com um papel ativo na proteção e conservação da Natureza. O Jardim é um espaço onde aliada à conservação e à educação está uma forte componente de entretenimento e diversão. No Zoo de Lisboa habitam cerca de 2000 animais num conjunto de aproximadamente 300 espécies, entre mamíferos, aves, répteis e anfíbios.  

Fonte

Oceanário de Lisboa

Inaugurado em 1998 no âmbito da última exposição mundial do séc. XX, cujo tema foi “Os oceanos, um património para o futuro”, o Oceanário eternizou a ligação de Lisboa com o oceano.

A excelência das exposições, aliadas ao simbolismo da arquitetura dos edifícios, faz do Oceanário um local único e inesquecível. O equipamento integra dois edifícios, o original dos Oceanos e o novo edifício do Mar, conetados por um enorme átrio decorado com um magnífico painel de 55 mil azulejos, que oferece acesso às exposições e à área educativa.

Assumindo a tendência evolutiva dos aquários modernos, o Oceanário desenvolve continuamente, atividades educativas que dão a conhecer os oceanos, os seus habitantes, a sua missão e que abordam os desafios ambientais da atualidade.

oceanario-de-lisboa-experiencia-para-quem-adora-animais
Fonte

Badoca Safari Park

O Badoca Safari Park localiza-se no Alentejo, em Vila Nova de Santo André. O parque conta com uma área de 90 hectares e permite aos visitantes contacto directo com a natureza e com a vida animal através das variadas atracções.

O Badoca Safari Park tem a vantagem de possuir os animais num regime de semi-liberdade, permitindo por um lado, a garantia de que os visitantes conseguem, de facto ver os animais – o que não se verifica num regime de total liberdade, como acontece nos parque naturais – e por outro lado, a possibilidade de proporcionar uma representação mais realista do funcionamento dos ecossistemas, o que não acontece no regime de cativeiro, característico dos zoos tradicionais. No parque podem ser vistos mais de 500 animais selvagens e 45 espécies.

badoca safari park animais
Fonte

Zoomarine

Inspirado na vida marinha com uma forte componente de animação, lazer e educação ambiental, o Zoomarine foi inaugurado em 1991 em Albufeira.

Promover o conhecimento, a preservação e a educação ambiental de uma forma divertida e apaixonada, transportar adultos e crianças a um mundo de sonho e fantasia, criando emoções e sensações únicas que tocam corações e despertam mentalidades são os objetivos do Zoomarine.

São várias as atrações do parque aquático, desde as apresentações com golfinhos, focas e leões marinhos, aves tropicais, aves de rapina e espetáculos acrobáticos.

zoo marine portugal
Fonte

Zoo de Lagos

O Zoo de Lagos é um paraíso autóctone e conta com cerca de 150 espécies animais. Inaugurado em 2000, desde sempre foi pensado para estar em perfeita harmonia com as espécies que nele habitam. O design dos espaços, o movimento de terras, a plantação de árvores, o transporte de troncos e pedras e um cuidado extremo nos pormenores de acordo com as espécies, fazem com que o Parque Zoológico de Lagos, se distinga pelo bem estar dos animais residentes, simplicidade arquitetónica e chamamento à reflexão.

zoo de lagos
Fonte

Gostaste do post? Adiciona-o no Pinterest!

10-experiências-para-quem-adora-animais
10 experiências para quem adora animais em portugal

Já estás a pensar na próxima viagem?

Quando viajamos, aproveitamos sempre as melhores ofertas da Booking.com. É o nosso site preferido para encontrar os melhores preços! Não deixes fugir as promoções e faz a tua reserva através do nosso link. Dessa forma, estás também a dar-nos uma ajuda. Obrigada!


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
%d bloggers like this: