O Parque Natural Peneda-Gerês tem tanto para oferecer. A beleza e riqueza natural das suas quatro serras, as aldeias com ar medieval e os animais são alguns dos pontos de interesse. Neste post, falamos-te dos rios e das ribeiras que, devido aos declives naturais, se transformam em cascatas.

As cascatas são um dos principais motivos que atrai turistas ao Gerês e não é por acaso. Mas para chegar a muitas destas cascatas precisas de deixar o carro longe e caminhar alguns quilómetros. Além disso, na sua maioria, são locais não vigiados, com rochas, possibilidade de quedas e onde deves ter cuidado nos banhos.

Lê também: Gerês: roteiro para um dia incrível

Cascata do Tahiti

A Fecha das Berjas, mais conhecida como Cascata do Tahiti, é um dos locais mais visitados no Gerês. A cascata localiza-se em Vila da Veiga, perto da aldeia comunitária da Ermida. Para lá chegar, é necessário “superar” alguns obstáculos e não é aconselhado para crianças. Apesar do percurso não ser o mais fácil, quem visita a cascata fica maravilhado e coloca-a como um dos pontos obrigatórios na visita ao Parque Natural.

GPS: 41.704007, -8.109551

Fonte

Cascata das 7 Lagoas

Na freguesia de Cabril, a Cascata das 7 Lagoas, localiza-se num local de grande altitude e de difícil acesso. São cerca de 5 quilómetros de caminhada com pouca ou nenhuma sombra. A cascata, constituída por algumas lagoas, é relativamente calma pois não é qualquer pessoa que consegue de facto lá e chegar.

GPS: 41.764843, -8.026339

Fonte

Cascata do Arado

A Cascata do Arado é das cascatas mais visitadas do Parque Natural, não só pela sua beleza, mas também pelo fácil acesso. São vários os trilhos de caminhadas, bem como os locais próximos que convidam a um piquenique. Localiza-se no centro do Gerês, na freguesia de Vila da Veiga.

GPS: 41.724140, -8.129897

cascata do arado geres
Fonte

Cascata da Portela do Homem

Bem perto da fronteira com Espanha, encontra-se a Cascata da Portela do Homem, na mata da Albergaria. É considerada uma das melhores cascatas no Gerês para banhos devido à sua grande piscina natural. O acesso à cascata é fácil, o estacionamento é muito próximo e a caminhada é de cerca de 10 minutos.

GPS: 41.805927, -8.128167

cascata da portela do homem geres
Fonte

Cascata de Pincães

Situada na localidade de Pincães, esta cascata alimenta uma pequena lagoa que convida a um banho refrescante. O caminho para lá chegar não é óbvio pois não existem placas com informação. Contudo, na chegada à aldeia, basta perguntar a qualquer morador que este dará indicações. O percurso é algo desafiador e com bastantes subidas mas a chegada compensa!

GPS: 41.715825, -8.059628

cascata de pincaes geres
Fonte
Já estás a pensar na próxima viagem?

Quando viajamos, aproveitamos sempre as melhores ofertas da Booking.com. É o nosso site preferido para encontrar os melhores preços! Não deixes fugir as promoções e faz a tua reserva através do nosso link. Dessa forma, estás também a dar-nos uma ajuda. Obrigada!


Gostaste deste post? Adiciona-o no Pinterest!

as 5 cascatas mais bonitas do geres
as 5 cascatas mais bonitas do geres