Durante uma viagem pela região Oeste de Portugal, decidi visitar o Dino Parque Lourinhã, a maior exposição de dinossauros do país e um dos principais pontos turísticos da zona. Podes pensar que é um parque temático dedicado às crianças, mas estás totalmente enganado! Esta experiência conquista não só os mais pequenos, mas também os adultos curiosos e apaixonados pela pré-história.
Sugestão de leitura: Um roteiro de cinco dias pelo Oeste de Portugal
Vale a pena visitar o Dino Parque?
Sem dúvida! Este é um destino perfeito para famílias, grupos de amigos e até para quem viaja sozinho e procura uma experiência diferente.
Enquanto as crianças se encantam com os dinossauros em tamanho real, os adultos podem aprender mais sobre paleontologia e os achados únicos desta região, conhecida como a “capital dos dinossauros em Portugal”.
A minha visita ao Dino Parque
A minha visita ao Dino Parque foi em pleno mês de agosto e num dia em que ninguém queria nada com a praia. Por estes dois motivos, quando chegamos ao parque havia alguma fila de carros, que facilmente se ultrapassou pois o parque está bem dotado de estacionamento. Carro estacionado, mais uma fila, desta vez de pessoas. Contudo, a mesma também foi rápida e logo estávamos dentro do parque.
A minha visita foi de meio dia e se fores apenas com adultos o tempo é suficiente. Contudo, se fores com crianças e, porque elas são exploradoras, sugerimos que passes um dia inteiro no parque dos dinossauros. O parque tem muitas atividades indoor e outdoor e está dotado de vários parques de merendas para almoçar ou até mesmo um restaurante, se preferires.
A primeira visita foi ao Espaço Museológico e o Lab Live, onde decorre permanentemente a exposição “Dinossauros da Lourinhã” e onde vi paleontólogos a trabalhar nos achados em ambiente de laboratório, bem como pegadas e ossadas de dinossauros encontrados na zona do Oeste de Portugal.
Deixado o Espaço Museológico para trás, com um mapa do parque oferecido à entrada, fui descobrir os cinco percursos do Dino Parque – Paleozoico, Triásico, Jurássico, Cretácico, onde vi as espécies mais famosas de dinossauros como o Tyrannussauros rex e o Triceratops e o percurso dos Monstros Marinhos.
A visita ao parque foi feita com calma e com tempo para apreciar as réplicas dos dinossauros. Não sou entendida no tema, mas a meu ver os modelos eram impressionantes e com muito realismo. Volta e meia estava a procurar no meio da vegetação e das árvores pelo próximo dinossauro. Tenho a certeza que vais gostar da visita mesmo que, tal como eu, não sejas fã de dinossauros. Eu gostei e aconselho muito!
Terminada a visita de todos os percursos, podes passar pelo Pavilhão das Atividades (mais dedicado às crianças) ou pela lojinha das lembranças.





Algumas informações úteis sobre o Dino Parque
Morada: Rua Vale dos Dinossauros, nr.º 25 Abelheira 2530-059 Lourinhã.
Horário: abre todos os dias às 10:00. De março a maio, encerra às 18:00; de junho a setembro, encerra às 19:00; de outubro a fevereiro, encerra às 17:00.
Preço: 15€ para adultos; 11€ para crianças do 4 aos 12 anos; gratuito para bebés até aos 3 anos. Podes comprar o bilhete online no website do parque (10% de desconto na compra online) ou no local (informação a 07-09-2025).
Refeições: podes fazer um piquenique nos variados parques de merendas ou almoçar no restaurante do parque.
Nota: esta informação poderá estar atualizada. Por favor confirma no site oficial do Dino Parque.
Como chegar ao Dino Parque Lourinhã
O parque está localizado na Lourinhã, a cerca de 70 km de Lisboa.
- De carro: a viagem demora cerca de 1 hora a partir de Lisboa. O acesso é fácil pela A8.
- De transporte público: podes viajar de autocarro a partir de Lisboa até à Lourinhã e depois apanhar um táxi ou transfer até ao parque.

Gostaste deste post? Então, adiciona-o no Pinterest!



