Hamburgo: o que visitar na cidade museu

Hamburgo é a segunda maior cidade da Alemanha e possui o segundo maior porto da Europa. O rio Elba é rei e senhor da cidade e sobre ele contam-se mais de 2500 pontes! Sim, leste bem, 2500 pontes! A cidade é muito antiga e foi destruída e reconstruída várias vezes. Ao passear pelas ruas é fácil observar o contraste entre o antigo e o moderno. É comum percorrer uma avenida de centros comerciais e lojas de luxo e encontrar uma igreja do século XII. Na minha primeira viagem à Alemanha, cujo principal destino foi Bremen, dei um salto até Hamburgo. Neste post, vou contar a minha experiência de um dia pela cidade, percorrendo as ruas sem roteiro e sem pressas.

Lê também: Bremen: locais a visitar

Hauptbahnhof

Cheguei a Hamburgo de comboio e deparei-me com a roda viva da estação central. A Hauptbahnhof é um local característico da cidade com o seu icónico néon publicitário da Philips. A estação é um autêntico centro comercial com lojas, restaurantes e cafés.

Saindo da estação, percorri a rua pedonal mais conhecida e movimentada da cidade, a Mönckebergstrasse. Se estiveres com vontade de comprar roupa, sapatos, malas ou joias estás na rua certa pois aqui encontras várias marcas de luxo.

Hauptkirche St. Petri

Muito próximo da Mönckebergstrasse, encontrei a Hauptkirche St. Petri datada do século XII. A igreja de São Pedro é a igreja mais antiga da cidade e, tal como Hamburgo, já foi destruída e construída diversas vezes. Esta igreja possui o ponto mais alto da cidade. Podes subir os 544 degraus que te levam ao topo da torre e admirar a vista da cidade.

Hamburgo-Hauptkirche-St-Petri

Rathaus

Caminhando até ao centro da cidade, encontrei o edifício mais impressionante de Hamburgo, a monumental Rathaus. Este edifício de estilo neorrenascentista é o quinto da cidade, pois os anteriores foram destruídos por guerras e pelo grande incêndio de 1804 que destruiu uma boa parte da cidade. Optei por não visitar o interior da Rathaus, mas se tiveres tempo dizem que vale a pena pela beleza dos seus salões interiores.

O que visitar em Hamburgo Rathaus
O que visitar em Hamburgo Rathaus

Todo o espaço envolvente da Rathaus é lindo e apela ao romantismo, um quadro que torna este o meu local preferido da cidade. Desde o lago artificial Binnenalster às arcadas neoclássicas, é um local para passares um bom tempo. Aproveitei para apanhar uns raios de sol junto ao lago, mas como sugestão deixo um passeio de barco pelo lago e pelos canais do rio Alster.

O que visitar em Hamburgo Rathaus
O que visitar em Hamburgo Rathaus

Porto de Hamburgo

Terminado o tempo de desfrutar do sol no lago artificial Binnenaster, segui em direção ao Porto de Hamburgo. Pelo trajeto fiz uma paragem no Rheinscher Hafen para almoçar. Escolhi a típica salchicha com batatas fritas e recomendo muito!

Pelo trajeto passei por algumas das muitas pontes da cidade, todas diferentes e com as suas particularidades. Toda a cidade é recheada de edifícios que me fizeram parar para observar e até para fotografar.

Localizado no rio Elba, o porto de Hamburgo é chamado de “Porta para o Mundo” devido ao forte movimento de transição de mercadorias para toda a Europa. Foi também devido ao porto que a cidade se desenvolveu e se transformou no que é hoje.

Atualmente, é nas margens do porto que os habitantes da cidade se encontram para passear, beber uma cerveja, apanhar sol ou até ouvir os muitos artistas de rua que por lá estão.

O que visitar em Hamburgo Porto-de-Hamburgo
O que visitar em Hamburgo Porto-de-Hamburgo

Hafen City

Próximo ao porto, encontrei Hafen City que está em obras! Este bairro portuário é o mais novo bairro de Hamburgo e começou a ser revitalizado nos anos 2000, estando previsto que fique completo em 2025. A ideia é transformar o velho e degradado em algo novo e moderno, que una a sustentabilidade e a inovação. É neste bairro que mora a Elbphilharmonie, a famosa obra do prédio da Orquestra Filarmônica de Hamburgo. Um edifício em cima do rio Elba com uma fachada impressionante em vidro.

Hafen-city-Hamburgo
Hafen-city-Hamburgo

Speicherstadt

Nas costas de Hafen City e no regresso à estação passei pelo Speicherstadt, o maior bairro de armazéns do mundo. Este bairro é, desde 2015, património da UNESCO e foi construído no século XIX. Ainda no ativo, os seus armazéns com tijolo vermelho e telhados de cobre simbolizam o crescimento do comércio internacional na cidade. Todo o bairro é uma atração, não só pelos armazéns, mas também pelos seus quinze museus, incluindo o maior museu em miniatura do mundo, Miniatur Wunderland e o Museu Marítimo Internacional muito ligado à cidade.

Speicherstadt- o que visitar em Hamburgo
Speicherstadt- o que visitar em Hamburgo

Chegada à estação central, terminei o dia pela cidade de Hamburgo. Um dia de sol desfrutado junto ao lago artificial, muitos quilómetros a pé pela cidade, muitos cliques a edifícios e às pontes, comida e cerveja boa e momentos de relaxamento nas escadas do porto de Hamburgo. Fiquei com uma pequena imagem da cidade, ficando a certeza que há muito por explorar nesta cidade cosmopolita e moderna. Um cidade em que toda ela é um verdadeiro museu!

Gostaste deste post? Então, adiciona-o no Pinterest!

Locais a visitar em Hamburgo
Locais a visitar em Hamburgo
Locais a visitar em Hamburgo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
%d bloggers like this: