Bremen: locais imperdíveis para visitar na cidade

Comentários fechados em Bremen: locais imperdíveis para visitar na cidade

Localizada no norte da Alemanha, Bremen é uma das cidades mais importantes do país devido a funções municipais e estaduais (depois de Hamburgo e Berlim). Situada nas margens do rio Weser, Bremen é uma cidade muito charmosa, com um centro histórico medieval e renascentista. Esta cidade foi o destino escolhido para a minha primeira viagem em pandemia (Mariana) e não podia ter sido uma melhor escolha! A cidade é pequena, o que a torna perfeita para visitar a pé e evitar os aglomerados dos transportes públicos. Nas ruas respira-se um ar tranquilo, sem grandes confusões e multidões.

Neste post, dou-te a conhecer os locais a visitar em Bremen. Não será um roteiro uma vez que a cidade merece ser visitada sem pressa. Acredita, vale a pena perderes-te nas suas ruas simpáticas. Como referi, a cidade é pequena, por isso, recomendo que a visites em um ou dois dias. Caso tenhas pensado numa viagem mais longa, aproveita para visitar algumas cidades vizinhas. Não te faltam opções de comboio ou de autocarro. Eu optei por passar um dia em Hamburgo (lê o post sobre a cidade aqui).

Bremen pode ser visitada em qualquer altura do ano. Na primavera e no verão, os dias são mais longos e convidam a longos passeios nos parques da cidade e a noites nas esplanadas. Nos meses de outono e inverno passeias pela cidade com o cheiro a doces e a bebidas quentes. Em dezembro, podes visitar o mercado de Natal de Bremen, um dos mais bonitos da Alemanha.

Lê também: Os melhores destinos para visitar no Natal

Que locais visitar em Bremen?

Marktplatz, Rathaus, Schütting e Bremen Roland

No centro da cidade encontras a Marktplatz, uma praça impressionante rodeada de fachadas perfeitas de edifícios oficiais ou simplesmente de edifícios que acolhem cafés ou lojas. O edifício mais impressionante é a Rathaus, património mundial da UNESCO, com um estilo renascentista e detentora de uma fachada deslumbrante. É considerada um dos melhores exemplos de estilo renascentista de Weser no norte da Alemanha. Ainda na Marktplatz, do lado oposto da Rathaus encontras a Schüting, a câmara de comércio da cidade, igualmente possuidora de uma fachada poderosa. Não conseguimos escolher qual a fachada mais bonita… Rathaus ou Schütting?

Marktplatz
Rathaus Bremen
Rathaus
Rathaus
Rathaus

Bremen Schütting
Schütting
Bremen Schütting
Schütting

No coração da Marktplatz, encontras a estátua Bremen Roland, uma estátua com cinco metros de altura que simboliza a liberdade dos habitantes de Bremen. Esta estátua é protegida por todos na cidade. Reza a lenda que se a estátua for destruída a cidade fica em perigo. Os habitantes levam a lenda tão a sério que na Segunda Guerra Mundial guardaram-na num cofre com segurança máxima. Atualmente, é considerada património mundial da UNESCO.

Roland-statue bremen

St. Petri Dom Bremen

Junto à Marktplatz, está localizada a St. Petri Dom Bremen, a catedral da Bremen e a igreja mais antiga da cidade. Datada do ano de 789, começou por ser uma igreja em madeira. Ao longo do tempo foi fustigada por alguns incêndios e evoluiu até ao edifício que é hoje: uma catedral de estilo gótico com duas torres impressionantes de noventa e nove metros de altura, as quais podes visitar e subir.

St. Petri Dom Bremen
St. Petri Dom Bremen

Estátua dos Músicos de Bremen

Ainda próximo da Rathaus, encontrarás a estátua dos famosos músicos de Bremen, personagens de um conto dos irmãos Grimm. A história narra a jornada de quatro animais (um gato, um cão, um galo e um burro) que vão a Bremen procurar a liberdade, ensinando-nos que, com solidariedade, o mais fraco pode ser o vencedor. Acredita-se que dá sorte tocar nas duas pernas do burro. Não tenhas vergonha e agarra a tua sorte!

Estátua dos Músicos de Bremen

Bremer Dom

Numa das artérias da Marktplatz, vais encontrar a Bremer Dom. Construída em 1041, de estilo Gótico, é uma das mais antigas e bonitas catedrais alemãs.

Bremen-Bremer-Dom
Bremen-Bremer-Dom

Böttcherstraße

A sul da Marktplatz, vais encontrar a Böttcherstraße, uma rua que espelha a arquitetura típica do norte da Alemanha. Na entrada principal és recebido por um mural dourado impressionante e cheios de detalhes. Esta é a rua mais animada da cidade. Aqui encontrarás museus, galerias de arte, lojas, restaurantes e cafés.

Bottcherstrase-Bremen
Böttcherstraße Bremen

Rio Weser

Nas margens do rio Weser a animação não falta, desde barcos que funcionam como cafés, restaurantes ou até salas de espetáculo! Se tiveres a sorte e visitares a cidade num dia de sol, desfruta de um passeio nas margens do rio.

Rio-Weser-Bermen
Rio-WEser-bremen
Rio WEser bremen

Bairro Schnoor

O bairro Schnoor é um local obrigatório na tua visita a Bremen. Durante vários séculos, este bairro foi a casa de pescadores, barqueiros e comerciantes. Atualmente, é onde podes encontrar ruas e ruelas com casinhas coloridas e fachadas floridas, lojinhas de lembranças, cafés e restaurantes. O bairro Schnoor, tal como toda a cidade de Bremen, merece ser visitado sem pressa e sem qualquer roteiro definido. Se gostas de fotografia, não vão faltar cantinhos para muitos cliques.

Bairro Schnoor Bremen
Bairro Schnoor Bremen

Wallanlagen

Bremen tem muitos parques mas, para mim, o mais bonito é o parque Wallanlagen, um parque verdejante e florido, localizado onde já foram as muralhas da cidade. A principal atração do parque é um Moinho Velho de estilo holandês, que atualmente funciona como restaurante e café. Eu entrei para beber um chocolate quente que estava delicioso.

Wallanlagen-Bremen
Wallanlagen-Bremen

Gostaste deste post? Então, adiciona-o no Pinterest!

Bremen-locais-a-visitar-
Bremen-locais-a-visitar